Olá leitor, fico feliz que você tenha chego ao meu blog! Você precisa saber que encerramos nossa primeira temporada em 2016 e retornaremos com um novo destino em 2017. Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que é publicado antes de todo mundo! Desfrute da leitura!

Suíça por 1 dia com € 20,00

18:29 Cleber 0 Comments



Buongiorno pessoal!! Como estão vocês? Como prometido vamos falar um pouco sobre a incrível Suíça...

Separei um dia pra conhecer a terra do chocolate e do esqui antes mesmo de conhecer melhor a terrinha dos meus avós, mas o que eu posso fazer se a neve não quer aparecer por aqui. Acredito que vocês estão assustados com o título do post certo? É! Há alguns meses atrás eu também ficaria, afinal no Brasil eu gastava 20 reais pra ir até meu antigo trabalho de carro... porém vamos entender essa fast trip de um dia e como fiz isso com 20 euros.

Domingo (24) levantamos cedo, revisamos a mochila, e partimos ao norte, a expectativa era grande afinal iriamos conhecer nada mais nada menos que os Alpes Suíços, quem nunca se imaginou admirando a vegetação em contraste com as montanhas nevadas?

O nosso ponto chegada era Davos Platz, entranhada em meio as montanhas a cidade está a 1.560 metros acima do nível do mar, um paraíso perdido na região alemã da Suíça. E quando falo "nosso" estou falando de mim e dos três amigos que me acompanharam nessa aventura. Fomos de carro, afinal as distâncias aqui não significam nada se comparadas ao Brasil.
Nossa primeira frustração após a partida foi a uns 15km daqui, quando nos deparamos com um congestionamento resultado de um acidente. O trânsito estava um caos, entre aquele anda e para e as ultrapassagens imprudentes pelo acostamento, aguardamos por cerca de uns 30 minutos, assim que o trânsito começou a fluir não tivemos novas surpresas.

A Itália em si é um lugar lindo, e desde Lodi a paisagem não deixou a desejar, as árvores secas e o chão branco de geada fizeram um espetáculo a parte até a o sol aparecer. 
Assim que nos aproximamos da Suíça fomos entendendo o funcionamento das rodovias e auto-estradas europeias, meu amigo Sérgio que já mora na Itália há 10 anos me deu uma aula de trânsito, afinal nos próximos meses serei eu que estarei dirigindo juntos com os italianos malucos (no trânsito) cruzando a europa. 



Falando em amigos vou explicar melhor como foram os gastos com a viagem, como já disse fomos em quatro pessoas, ou seja, gastos divididos em 4. O trajeto todo somou 600km entre ida e volta, gastamos 60 euros de diesel. É, os carros aqui são a diesel que custa, pasmem, €1,11/litro. Como planejamos uma viagem low cost e já sabíamos dos preços de Davos, resolvemos comprar um lanche e levá-lo. Gasto com o lanche: 20 euros, e aí já fizeram as contas? €80 dividido por quatro e temos nossos €20/pessoa. É, eu sei que com 20 reais no Brasil não da nem pra ir na esquina, quanto mais viajar. Porém esqueçamos os preços e vamos voltar a viagem.

Estávamos nos aproximando da Suíça, ao chegar à fronteira entre os países não havia nenhuma fiscalização. A livre circulação é uma coisa linda que não passa nem perto do que conhecemos no MERCOSUL. Nosso primeiro contato com a Suíça foi na parte italiana, não percebemos nada de tão diferente, afinal até o idioma continuava o mesmo. Enquanto avançamos pelas estradas começamos a ver as primeiras montanhas sujas de neve. Nessa hora a imaginação foi longe...



Quando as construções começaram a ficar pra trás avistamos um lago, era hora de parar. Esticamos as pernas enquanto observávamos sem entender o que Deus tentou fazer com tanta perfeição em um só lugar. Eram as primeiras emoções do que estava por vir. A vontade era parar ali mesmo e admirar por horas e horas as cores, a vegetação, o cheiro daquele lugar, era tudo único.

A partir daí foram indescritíveis paisagens que oscilavam entre planícies e montanhas, a cada túnel que passávamos descobríamos uma nova surpresa, e foram muitos túneis, diria que incontáveis. As pequenas vilas se espalhavam nas planícies entre as montanhas a beira dos rios, a única semelhança entre elas era a torre das igrejas que ficava ou centro ou no ponto mais alto das cidades.



Fizemos algumas paradas, observamos as pistas de esqui, ainda que distantes eram impressionantes, desde a altura das montanhas até a habilidades dos esquiadores que se arriscavam nas descidas.
A temperatura e o sol colaboraram para que fosse um domingo incrível, quando chegamos a Davos Platz deixamos o carro estacionado no pátio de alguns conhecidos Brasileiros e vou dizer que a 10 mil quilômetros de casa nada foi mais confortante que descer do carro e ouvir música brasileira do lado de dentro da casa, é como se por algum momento eu estivesse chegando na minha casa.

Eu já havia visto neve pelo caminho e até me jogado nela, mas realmente é incomum a necessidade que sentimos (no caso eu senti) de me jogar nela a cada 10 minutos (risos) era eu encontrar aquele quintal coberto de neve intocada que lá estava eu, e fiz isso incontáveis vezes parecendo uma criança, bom, melhor que falar são imagens...



Davos Platz é linda, parece que a cidade foi minuciosamente criada pra nos deixar encantados, é como se as casas estivessem ligadas de alguma forma a natureza, pode ser que esse seja o mero efeito da neve que eu mesmo não conhecia, e se for, eu desejo um mundo com mais neve. Agora olhem essa foto abaixo, se imaginem morando em alguma dessas casas nesse cenário bucólico, onde todo dia pela manhã ao abrir a janela você se depararia com os alpes... tem como ser mais perfeito? Ah, tem sim, um fogão a lenha e MPB...

Algumas pessoas me perguntaram sobre os preços de lá, então vou fazer uma pequena comparação entre Davos Platz e uma cidade que não é turística. Em Davos a mesma pizza que é encontrada na Itália por €6 ou €8 estava custando €20, da mema forma as roupas, mesmo estando quase todas em promoção com até 70% de desconto chegavam a custar 2 vezes o valor praticado nas cidades aqui da Itália. Ou seja, prepare-se pra gastar, e como bom turista não vá embora sem aquele souvenir (hehe).

Enfim, sei que teria muitas coisas pra fazer em um segundo, terceiro e quarto dia por aquele país incrível, mas essa foi minha fast trip de um dia, vou fechar com as melhores fotos (na minha opinião é claro). Pra quem gostou e quer ver mais sobre a viagem eu postei alguns vídeos e fotos no intagram (@clleeber) e teve conteúdo no snap também segue lá #clleeber, abraço forte e nos vemos na próxima... (SPOILER A SEGUIR) Próximo post pode ser sobre Milão ou Verona...



0 comentários: