Olá leitor, fico feliz que você tenha chego ao meu blog! Você precisa saber que encerramos nossa primeira temporada em 2016 e retornaremos com um novo destino em 2017. Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que é publicado antes de todo mundo! Desfrute da leitura!

Arrivederci Itália

01:21 Cleber 0 Comments



24/04/2016
Quando se planeja viajar deve-se pensar em tudo, ou, deveria-se pensar em tudo. Uma viagem é um conjunto de expectativas e incertezas que muitas vezes nos levam algumas noites de sono, principalmente quando o lugar é desconhecido e você planeja ir sozinho.
Esse, talvez seja um post um pouco cansativo sem aquele mar de imagens fascinantes, porém tenho certeza que se você pretende viajar sabe que ele não será menos importante.
Não desista da leitura, no final dela eu preparei uma lista com 10 coisas que me surpreenderam na Itália.

Em abril/15, quando decidi que mudaria o desenrolar da minha vida fui bombardeado de perguntas internas que nem mesmo eu possuía respostas. Medo, excitação, alegria... um conjunto de sentimentos que se não for bem dosado é de certa forma perigoso.

Foram exatos três meses na Itália e chegou a hora em que devo me despedir. Despedidas nunca são felizes, ou não deveriam ser, porém, no meu novo estilo de vida sei que elas terão uma frequência singular, e portanto, devo estar pronto pra reduzir seus danos. Eu faço questão de dizer que estava completamente equivocado sobre quase tudo aqui. O clima, as pessoas, o idioma, a arquitetura... uma imensa caixinha de surpresas (positivas no meu caso).

Devo lembrar que todas as percepções abaixo foram frutos da minha experiência, e foram completamente influenciadas pelo lugar em que vivi e pelas pessoas pessoas com as quais eu me relacionei... Se sua experiência foi diferente nos conte comentários, também quero conhecer outras óticas de quem já habitou a terrinha dos meus antepassados.

No Brasil estamos acostumados a ouvir que somos um povo caloroso em nossas recepções, pessoas amistosas e que gostam de interagir com outras culturas. Certo? 
Em meus pensamentos mesquinhos e limitados eu esperava encontrar pessoas fechadas e grupos de amigos já formados (por italianos). ERRADO ERRADO ERRADO. Uma semana perambulando pela Itália foi suficiente para encontrar pessoas realmente amigáveis, pessoas que me receberam muito bem. 
E quando eu falo muito bem, é muito bem MESMO. Algumas semanas adiante lá estava eu, frequentando suas casas, saindo pra jantar, pra ir ao boliche, futebol, e uma infinidade de atividades que eu nunca imaginei que faria antes de sair do Brasil. Quem diria?

Perdi as contas depois que meu grupo de interação superou as 40 pessoas... realmente surpreendente. Talvez o fato mais interessante tenha sido conhecer pessoas de muitos outros países que moram aqui, Suíça, Alemanha, Kosovo, Colombia, Irã...Ter passado por essa experiência foi suficiente pra valorizar cada centavo investido e cada noite de sono perdida. 



Algumas vezes encontrei caras fechadas depois de um bom dia carregado de sotaque ou mesmo depois de pedir uma informação, mas afinal, quem nunca teve um dia ruim? Não tenha dúvidas, isso acontece no Brasil, na China, na Rússia e em qualquer lugar do universo.

Outro fator muito relevante que nos faz balançar bastante antes de sair do nosso país de origem é o idioma. Costumo seguir a recomendação de que devemos saber o mínimo pra evitar muitos sufocos. Saudações, numerais, e perguntas básicas são o mínimo. Entretanto, como meu objetivo não era passar muito tempo na Itália, eu vim sem  noção alguma de italiano, torcendo para que aquela história de "Na Itália todo mundo fala inglês" fosse verdade. ERRADO novamente. Poucas pessoas falam inglês aqui, talvez um pouco mais que no Brasil, mas, não o suficiente pra você depender somente dele.

Minha experiência não foi das piores, no círculo de amizades que estabeleci podia me comunicar por meio do inglês e do espanhol, não que eu seja fluente em algum dos idiomas, masss, sabia o suficiente pra não me frustrar. Se passaram três meses e minha compreensão em italiano foi de 0 pra 80% e isso me deixa extremamente satisfeito. Assistir televisão deixou de ser exaustivo e passou a ser algo prazeroso. Claro que em uma conversa mais subjetiva muitas coisas ficam a desejar, porém no dia a dia tudo tem fluído muito bem.
Sobre o idioma, o maior ponto negativo pra mim é o italiano ser muito similar ao espanhol, o pouco que eu sabia (de espanhol) se perdeu no caminho, continuo entendendo muito bem, porém se for preciso falar alguma coisa em espanhol eu só consigo lembrar das palavras em italiano.

Bom, aos que se manteram firmes até aqui preparei uma lista com as 10 coisas que mais me chamaram atenção nesse aprendizado que foi a Itália... Talvez algumas coisas sejam óbvias pra você, mas como falei lá em cima eu vim bem despreparado então... Italianos:

1) Usam o Ciao (Tchau) pra tudo, quando chegam, quando saem, quando pedem uma informação... enfim, diga Ciao que tudo se ajeita.

2) Adoram comer a espuma do cappuccino com a colherzinha que você usa para adoçar a bebida. (Eu nunca tinha feito isso) 

3) Falam com as mãos... essa é clichê mas eu não poderia deixar de citar... a cada 3 palavras você tem 5 expressões manuais (haha)

4) Sempre comem algo doce depois das principais refeições. (Torta, bala, café, fruta... vale tudo)

5) Comem macarrão só com o garfo. (As refeições são bem diferentes aqui... e não pense você que vai ter uma faca ali pra caso tenha algum imprevisto com o macarrão, é só o garfo e deu)

6) Acham que no trânsito tudo é permitido, desde que, O PISCA ALERTA esteja ligado.

7) Usam luvas pra tocar em qualquer coisa do setor hortifruti do mercado. (Não ouse pegar um tomate na mão sem as luvas, confie em mim)

8) Comem uma pizza inteira sozinhos. (Esqueça tudo que você sabe sobre rodízios, aqui cada um pede sua pizza, e não pense que elas são pequenas, raramente elas cabem dentro do prato...)

9) Pensam que no Brasil falamos espanhol. (Sem comentários)

10) Fumam, fumam e fumam. O tempo todo e pra tudo... (Característica mais negativa que eu encontrei)

Claro, não posso finalizar sem deixar uma foto registrada do meu cortiço <3 carinhosamente batizado de "baixada das pulgas" (haha longa história), aqui foi onde passei meus primeiros três meses na europa, e isso ficará eternamente registrado na minha memória. Daqui, quando cheguei, vislumbrava um horizonte com montanhas cobertas de neve, hoje, três meses depois vejo árvores florescendo. Não há o que dizer além de: "Baixada", foi um prazer!



Fechando esse post digo que cumpri meu objetivo, estou saindo da Itália com minha cidadania nas mãos e partindo em busca de novas descobertas. Sou imensamente grato às pessoas que me receberam tão bem! Minha recomendação a todos: Conheçam a Itália, você só terá aquisições positivas em sua bagagem.

Assim termino a saga Itália e devo partir na tentativa de entender um pouco mais sobre como os alemães vivem. Dessa vez o nível de dificuldade aumentou significativamente mas desafios só aumentam minha curiosidade sobre um novo país... Nos veremos em breve nas novas páginas sobre Korschenbroich.

Forte abraço do mais novo italiano! =D

0 comentários: