Olá leitor, fico feliz que você tenha chego ao meu blog! Você precisa saber que encerramos nossa primeira temporada em 2016 e retornaremos com um novo destino em 2017. Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que é publicado antes de todo mundo! Desfrute da leitura!

Viagem Técnica Montevidéu (3 Dias)

17:42 Cleber 3 Comments



Programação
Criciúma/SC - Montevidéu/UR
Data saída: 24/05/2014 - Sábado - Horário: 06:00
Data retorno: 28/05/2014 - Quarta-feira - Horário: 03:00

Roteiro
Por se tratar um viagem técnica do curso de Comércio Exterior tivemos um roteiro bem específico com algumas fugidas nas horas vagas.
No caminho a primeira parada significativa que vale apena citar foi na cidadezinha de Chuy divisa do Brasil com o Uruguai.  
Em Montevidéu:
-Feira Tristán Narvaja
-Mercado del Puerto
-Teatro Solis
-Secretaria do Mercosul
-Shopping Punta Carretas
-Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai
-Prefeitura de Montevidéu
-Universidade de Montevidéu
-Mercado Agrícola de Montevidéu
-Palácio Legislativo
-Jardim Botânico de Montevidéu (estava fechado)
Na volta para casa paramos em Jaguarão/Rivera


Custos
O total gasto inclui: Transporte + Hotel em quarto triplo em Montevidéu + café da manha ficou em torno de R$ 785,00 (recebemos um patrocínio especial da Universidade que reduziu os custos). Fora esse valor levei um $$ extra para alimentação e lembranças pra família. As refeições custavam em torno de R$30 (almoço, janta) porém poderiam ser facilmente dividas entre duas ou três pessoas pela fartura dos pratos.


Viagem
Dia 24/05/2014 (sábado)Saímos cedo de Criciúma (06h00) empolgados para percorrer os mais de 1.000 km de ônibus até Montevidéu, nossa viagem foi muito tranquila e cansativa. No início da noite chegamos na cidade de Chuy, a aparência da cidade não era das melhores, a sensação era estar em uma terra sem leis. Fomos até um cassino para trocar um pouco do nosso dinheiro e pra minha infelicidade não pude entrar por aparentar ser menor de idade... identidade, CHN e outros documentos todos em vão... como não queríamos confusão eu esperei do lado de fora com mais alguns colegas enquanto trocavam nosso dinheiro.

Já com alguns pesos no bolso seguimos viagem parando para jantar já em solo uruguaio, o restaurante era simples mais quente, não estávamos viajando com muita roupa e sentimos a diferença na temperatura logo ao descer. Como não poderia ser diferente escolhi direto o prato típico do país o Chivito uma espécie de X-Tudo, aprovado! Próxima parada Hotel Urban Express.

Dia 25/05/2014 (domingo) - Chegamos no hotel na madrugada (02h00), ansiosos por conhecer a cidade quase não dormimos, levantamos cedo e tomamos café no saguão do hotel. Nossa programação era conhecer a Feira que ocorre todos os domingos na avenida que corta a cidade a Tristán Narvaja.

Como a atividade era um "extra class" convidei um amigo e fomos explorar a feira com mais tranquilidade, sem a pressão de ter que caminhar com outras 15 pessoas. Antes de chegar na feira encontramos outro ponto turístico da cidade, a Fuente de Los Candados — imediatamente lembrei da Pont des Arts, ponte parisiense famosa pelas toneladas de cadeados — em seu memorial encontramos a seguinte descrição "Diz a lenda desta jovem fonte que se colocado um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam, elas voltarão para visita-la e seu amor viverá para sempre" Vale a pena a parada pra foto.

A feira ficava logo a frente, e é algo enorme em suas dimensões, a avenida é tomada de quinquilharias que convenhamos, na sua grande maioria ninguém compraria. Você encontra desde animais vivos até roupas da época de Jesus Cristo, entre as coisas mais absurdas que eu encontrei a venda foram caixinhas de fósforos vazias, difícil de acreditar eu sei, por isso registrei...



Depois de perambular por quase toda a feira fomos conhecer algumas ruas "à la vonté" que estavam fora da rota. Na minha opinião essa é a melhor parte do passeio, a arquitetura da cidade te faz viajar no tempo, e poder observar a vida dos moradores no seu curso natural é bem estasiante. Encontramos o grupo na Praça da Independência, no meio da tarde e fomos até o Teatro Solís para garantir entradas do espetáculo que teria a noite, infelizmente a única peça que tinha era em um mini-teatro acoplado ao Solís e não no espaço principal (que conhecemos mais tarde). Sobre a peça realmente não tem como descreve-la, Tierra Del Fuego de Mario Diament e direção de María Varela.  Próximo das 16 horas fomos em busca de um lugar para almoçar, afinal estávamos famintoooosss, e como bons turistas fomos ao Mercado Del Puerto. Quem está na cidade deve ao menos conhecer, vale a visita, porém não recomendo para almoçar hehe, existem lugares mais limpos pela cidade. Outra atração do mercado são as lojas com alfajores e souvenirs.

 A noite fomos ao teatro assistir a peça Tierra Del Fuego, a história era baseada em fatos e nos fez viajar entre a Argentina e Londres, valeu muito a pena.
Logo que saímos da peça nossa professora conseguiu que entrássemos no teatro principal, e a estrutura é incrível, muito bonito. Essa visita nos rendeu algumas fotos e conversa por horas.

Dia 26/05/2014 (segunda) - Na segunda-feira começaram então as visitas de caráter técnico, que por sinal valeram muito a pena, contando rapidamente o percurso que fizemos, 
-Secretaria do Mercosul: Participamos de uma palestra onde entendemos melhor a atuação da secretaria no blog e esclarecemos nossas dúvidas. 
-Shopping Punta Carretas: Foi o local que escolhemos para almoçar, mas devido ao péssimo desempenho dos nossos motoristas (estávamos de ônibus) não tivemos muito tempo para conhecer o shopping, lembro que tomamos um sorvete que compensou o tempo perdido.
-Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai: Após o almoço fomos até a Câmara onde aprendemos sobre seu funcionamento e a rede de pessoas interligadas a mesma.

Depois da visita fomos ao hotel onde cada um decidiu o que iria fazer, comprei algumas coisas em um mercado próximo e fiquei descansando, seria nossa ultima pernoite.

Dia 27/05/2014 (terça)Acordamos, nos arrumamos, tomamos café e colocamos nossas malas no ônibus, pois nossa reserva no hotel acabava naquela manhã. Partimos rumo à Prefeitura de Montevidéu, onde subimos num elevador panorâmico e lá em cima da construção tivemos uma vista fascinante de Montevidéu. Sem dúvidas esse foi um dos auges da viagem, o prédio era muito bonito e a subida no elevador foi indescritível. Na primeira foto aparece a vista do elevador e na segunda a visão do observatório. 

Depois de algumas horas na prefeitura fomos conhecer a universidade de Montevidéu. Devido a falta de espaço a universidade é divida em blocos pela cidade não possuindo um campus como é comum no Brasil. Tivemos uma palestra com uma brasileira que vivia no Uruguai a algum tempo, e além de conhecer a estrutura da universidade ela nos explicou como funcionam as eleições uruguaias, esclareceu de que forma o Uruguai esta se posicionando no mercado para não perder espaço, tornando-se competitivo e lidando com as poucas ferramentas que lhe sobraram.

Almoçamos no Mercado Agrícola, a comida era boa e o ambiente muito agradável, decidimos que retornaríamos a noite antes de embarcarmos de volta pra casa. Foto do almoço no mercado:

Depois do almoço fomos conhecer o Palácio Legislativo que é a Sede do Parlamento Uruguaio. Aqui merecemos uma parada pra respirar, a visita foi cansativa mas o lugar era extraordinário, a estrutura do prédio é belíssima, com uma bagagem histórica rica e com muitos detalhes. Tudo foi minuciosamente contado em português por nossa guia. Na minha vaga lembrança eu só penso em "MÁRMORES". Tudo era feito de mármore das mais diversas cores, lugar fascinante.  As paredes, pilares, chão, biblioteca, simplesmente tudo impecável. São tantos detalhes que nenhuma fotografia é capaz de reproduzir:

Depois disso fomos fazer algumas compras no Mercado Agrícola e no final da tarde nos despedimos da cidade exaustos porém satisfeitos com o que a cidade nos ofereceu.

Dia 28/05/2014 (quarta) -  Como eu não havia me planejado para compras na fronteira eu não aproveitei muito nossa parada na cidade de Jaguarão, mas segue relato de uma de minhas colegas, Millena Biff : "Na quarta-feira por volta das 7h30min da manhã, chegamos a Jaguarão/Rivera. Ficamos no ônibus esperando abrirem as lojas (as lojas só abrem às 9h). Quando as lojas abriram, nos dispersamos e fomos às compras. Vários produtos de lá têm preços que valem a pena, como bebidas, roupas, eletrônicos e alimentos."
Nossa volta foi muito tranquila, e como estávamos muito cansados aproveitamos para dormir, fizemos apenas uma parada para jantar e chegamos em Criciúma novamente por volta das 22 h.

Parecer sobre a viagem...
Demoramos aproximadamente 21hs para chegar até o hotel Urban Express onde ficamos hospedados. Montevidéu é uma cidade muito acolhedora, nossas datas coincidiram com a passagem do outono para o inverno, as temperaturas estavam amenas, o que exigiu roupas um pouco mais pesadas principalmente a noite. O vento era constante, porém apesar das baixas temperaturas o frio era suportável, acredito que pela baixa umidade do ar (diferente do frio ardido do Brasil). 

Com segurança afirmo que quem pretende aproveitar a viagem deve ficar no mínimo 5 dias na cidade, cada esquina traz uma nova surpresa. O lugar é realmente lindo, e várias vezes a vontade é sentar e ficar apenas observando a rotina alucinada dos moradores locais. As pessoas são muito educadas, existe uma polidez sem igual, em todo o momento eu pude me arriscar no espanhol fazendo a viagem valer cada vez mais a pena.

Outro lugar que não pode passar despercebido é a rambla costaneira, tentei ir por vezes lá mas o tempo, ou a falta dele, não colaborou, por fim conseguimos parar o ônibus entre uma de nossas visitas (não lembro qual dia) para que pudéssemos observar o mar no final da tarde. Uma possibilidade para quem quer conhecer a cidade com tempo é alugar bicicletas e passear pela rambla. 

E pra fechar vou colocar mais algumas fotos que me fazem querer retornar ao Uruguai toda vez que as vejo!







Ficam registrados meus agradecimentos aos colegas que viajaram comigo e me deram uma força pra lembrar desse roteiro completo, são eles: Ghy Piva, Millena Biff, Kamyla Velho e Paulo Serafim. 
E o que seria dessa viagem sem minha querida professora Natália Martins! Um eterno obrigado!

Ficamos por aqui! 

3 comentários:

  1. Viagem épica!! Vale muito a pena ir, seja para estudar, para conhecer, para se divertir ou para, simplesmente, sentir um pouquinho da beleza do passado.

    ResponderExcluir
  2. Viagem esperacular!vontade de ir de novo hehe cidade muito linda, principalmente para os amantes de arquitetura "antiga" e pessoas muito atenciosas com os estrangeiros. Vale a pena investir em um tour pelo pais!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir